Em meio a centenas notícias ruins, distanciamento e isolamento social, essa pandemia colocou algumas reflexões importantes a prova, até onde podemos utilizar a internet? Com a quarentena diversos profissionais tiveram que se reinventar utilizando as ferramentas acessível e possíveis no momento, e assim surgiram diversos uso da internet que não haviam sido profundamente testadas anteriormente. O ensino teve que se adaptar ao ambiente da web, seja professores ou alunos, assim como ocorreu com profissionais no ramo da educação física, artistas, pesquisadores, jornalistas, mas a área que ainda gera maiores estranhezas é a medicina.
A Telemedicina consiste na implementação de prestações de serviço de saúde a distância por meio de ferramentas digitais e de telecomunicação. Apesar de seu surgimento ser antigo, ela vem se tornando cada vez mais popular e aprimorada com a utilização das novas tecnologias. Seu objetivo é quebrar a barreira da distância com o paciente, não necessitando do deslocamento dele e do médico. Assim, reduzindo custos e processos facilitando o acesso ao atendimento a qualquer hora ou local. Ela fundamentalmente abrange as consultas, o acompanhamento como forma de assistência, emissão de exames e laudos e facilita a troca de informações e aprendizados entre os médicos.
Apesar do seu crescimento e popularização, encontramos questões a serem refletidas como por exemplo a escassez das relações e o contato físico. Com os avanços tecnológicos as relações começam a se tornar mais líquidas e superficiais, o ato de visitar seu médico passa a ser uma ideia completamente relativa dependendo do seu caso. Os benefícios são enormes no momento em que estamos vivendo, mas será que após tudo isso que estamos vivendo a Telemedicina se tornará uma das principais formas de atendimento?
Fontes:
Comments