top of page
Foto do escritorDaniel Lima

G1. Futebol é arte e a música faz parte

Atualizado: 21 de mai. de 2021



Desde de seu surgimento, o futebol é um aliado da música. Não digo somente em forma de composição como estamos habituados, mas especificamente em formato de melodia. A canção está no hino ao entrar em campo, no drible bem executado, no olé gritado pela torcida, no gingado em campo, no grito dos jogadores e dos técnicos, na comemoração, no canto dos torcedores, na emoção do gol, no pulo da galera no estádio. Todas são formas de expressões sonoras apresentadas a partir de um simples som, o do apito. A ligação entre esses dois campos vai além da física, atinge o emocional e o espiritual.



Museu do Futebol foi inaugurado em 29 de setembro de 2008 e é um dos museus mais visitados do país, está localizado no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, mais conhecido como o Pacaembu. Seu objetivo é aproximar e entreter os visitantes da história mundial e nacional do futebol. O público tem a experiência de viajar na história e descobrir como esse esporte de origem inglesa chegou ao Brasil e tornou-se parte da cultura brasileira.



O Museu é totalmente acessível ao público de pessoas com deficiência e estrangeiros, dispondo de recursos variados, tanto de acessibilidade física (escadas rolantes, elevadores, piso podotátil, cadeira de rodas) quanto de acessibilidade comunicacional (audioguias em inglês, espanhol e para cegos, maquetes táteis, materiais sensoriais etc). Além disso, é aberto para todos os público com um preço super acessível, para todos que amam ou gostariam de conhecer melhor a história por trás desse esporte.


Minha motivação para falar sobre essa exposição foi tê-la experienciado. Sempre fui um torcedor fanático pelo Vasco, meu clube de coração, então tenho uma relação com o esporte desde de criança. Eu amei cada segundo no museu, não somente por amar o futebol, mas também por amar o que ele representa e a importância de sua história. Eu diria que esse é o esporte mais democrático do mundo, por exemplo, uma criança chutando uma simples tampinha de garrafa já está praticando futebol. O sonho de ser jogador é uma realidade de muitos brasileiros, principalmente para aquela criança/adolescente de comunidade que sonha dar uma condição de vida melhor para sua família. A maneira que as exposições dentro do museu expõe isso, essa importância e valor que o esporte tem em nossas vidas e na nossa cultura, tudo isso me encantou.



O exposição é distribuída em 15 salas temáticas, narra de forma lúdica e interativa como o futebol se tornou tão popular e suas relações com nossa história, arte e cultura do país. Dentre as diversas exibições, as que mais me tocaram e me fizeram tremer foram as que envolviam a música. Em uma de suas exposições fixas há uma sala de visitação criada em uma caverna no interior do estádio do Pacaembu, chamada Sala da Exaltação. Nela são projetadas imagens de torcidas brasileiras nas paredes da caverna, no máximo volume, em um ambiente que faz os gritos ecoarem por todo o espaço. O objetivo dessa sala é levar a experiência do estádio em meio a torcida para os visitantes, para que tenham a sensação de estarem em meio a uma partida de futebol.


Esse espaço propõe uma experiência única antes mesmo de você entrar nele, ele constrói uma experiência no caminho. Para ter acesso a sala, você sobe uma escada rolante em velocidade reduzida para aos poucos escutar o barulho da torcida, trazendo a tona a sensação de entrar em um estádio em meio a uma multidão. Ao entrar, você se depara com diversas telas em diferentes planos, gerando uma visão ampla e envolvente de estar em um estádio. Os gritos e cantos das torcidas são transmitidas de todos os cantos do espaço, juntamente com as imagens das torcidas, bandeiras, cores, fogos e textos que transitam em meio as projeções. Proporcionando sensações emocionais incríveis, você sente-se como parte da torcida ou até mesmo no papel de jogador em meio toda aquela multidão.



A experiência é incrível, ela realmente desenvolve um ambiente único e multissensorial, aflorando sentimentos físicos e emocionais maravilhosos para seus visitantes. Porém, existem alguns fatores que poderiam tornar a exposição mais interativa e tocante para os amantes de futebol. O fato de ser em uma caverna torna a acústica incrível, porém, a estética envolvida no local ainda é uma caverna, apesar da escuridão ainda é possível ver as colunas de sustentação do estádio, pedras, rochas e alguns pequenos entulhos, apesar disso fazer parte do conceito da sala, ser nas entranhas de um estádio de futebol. O sala é como uma grande varanda de concreto, com uma grade que separa o visitante da grande caverna. A experiência se limita apenas ao sonoro e visual, apesar da falta de estrutura no espaço.


Essa parte da visitação do museu poderia ser totalmente focada em vivenciar o papel do jogador em meio a um grande estádio. A entrada poderia existir os toldos de passagem dos atletas do vestiário para o campo, assim como todo o espaço da sala ser implementado uma grama rasa sintética sendo seu primeiro passo após a saída do toldo e entrada no espaço. Para diminuir a estética de puro concreto, o ideal seria pôr adesivos ou cobrir essas áreas, facilitando as projeções e padronizando o ambiente. As emoções propostas são maravilhosas, porém, sensações que extrapolam o sonoro e visual trariam uma experiência cada vez mais real de um jogador. Fazer com que a sala trema com o pulo da torcida, simulando a sensação de dentro de um estádio por exemplo, explorando as vibrações e os movimentos que ocorrem nas arquibancadas traria a tona a pressão e emoção vivida durante a partida. Tudo isso com a finalidade de você sentir da pele o que o futebol representa para os brasileiros.


Fontes:

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

G2. Liminal

Comments


bottom of page